Para que serve Aciclovir Creme Dermatológico?
Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções na pele causadas pelo vírus Herpes simples, incluindo herpes genital e labial, seja o primeiro episódio ou episódios que se repetem.
O aciclovir é um antiviral que atua inibindo a multiplicação do vírus herpes simples, impedindo que a infecção se espalhe e ajudando a acelerar a recuperação da pele. É importante notar que, embora o creme possa tratar os sintomas e as manifestações superficiais das infecções por herpes, ele não cura a infecção subjacente, já que o vírus permanece no corpo e pode se reativar.
Como funciona?
O funcionamento do Aciclovir Creme baseia-se na capacidade do aciclovir de inibir a replicação do vírus herpes simplex. Quando aplicado sobre as lesões ou áreas afetadas pela infecção, o aciclovir é absorvido pela pele e transformado em sua forma ativa dentro das células infectadas pelo vírus. Uma vez ativo, o aciclovir interfere no processo de multiplicação do vírus, impedindo sua propagação para células saudáveis e contribuindo para o controle da infecção.
Ao reduzir a replicação do vírus herpes simplex, o Aciclovir Creme ajuda a diminuir a gravidade dos sintomas associados à infecção, como dor, coceira, ardor e formação de bolhas, além de acelerar o processo de cicatrização das lesões.
Quais as contraindicações do Aciclovir Creme?
Este medicamento é contraindicado em pacientes com conhecida alergia ao aciclovir, valaciclovir, propilenoglicol ou qualquer componente do medicamento.
Não há contraindicação relativa à faixa etária.
Posologia do Aciclovir Creme
Adultos e crianças
O aciclovir deve ser aplicado cinco vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a aplicação no período noturno. É especialmente importante iniciar o tratamento de episódios que se repetem antes de aparecerem os sinais clínicos ou aos primeiros sinais de lesão. O tratamento também pode ser iniciado em estágios mais avançados, como por exemplo quando já observar-se a presença de pápulas (elevações da pele).
O tratamento deve continuar por pelo menos quatro dias para herpes labial e por cinco dias para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado por mais cinco dias. Se as lesões permanecerem após 10 dias, o paciente deve consultar seu médico.
Este medicamento deve ser usado apenas para uso tópico (aplicação na pele). Não deve ser ingerido.
Lave suas mãos antes e depois do uso de aciclovir.
Evite esfregar a lesão ou tocá-la com a toalha, para evitar o agravamento ou transferência da infecção para outra região.
Não misture aciclovir com outros cremes ou loções.
O aciclovir deve ser aplicado sobre as lesões já existentes ou lesões emergentes, preferencialmente no início da infecção.
Antes do uso, coloque a bisnaga com a tampa virada para cima, em seguida, realize leves batidas sobre uma superfície plana e aguarde alguns segundos para que o produto se deposite na parte inferior da bisnaga e não haja o desperdício ao romper o lacre, a seguir retire a tampa.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.