Amora é um medicamento indicado como anticoncepcional e para o tratamento de espinhas. Estritamente limitado às mulheres que desejam a contracepção e para as quais o uso seguro do medicamento para contracepção foi cuidadosamente avaliado.
Quando Amora é utilizado corretamente como contraceptivo, a chance de engravidar é de 0,04% a cada ano de uso. A possibilidade de engravidar aumenta com o uso incorreto.
Acetato de clormadinona…………………………………………………...2 mg
Etinilestradiol………………………………………………………………...0,03 mg
Excipientes* q.s.p…………………………………………………………...1 comprimido revestido
Excipientes: povidona, lactose monoidratada, amido, edetato dissódico, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco, óxido de ferro vermelho e óxido de ferro amarelo.
Na posição da cartela marcada com o dia da semana correspondente (por exemplo, “DOM” para domingo) pressione para fora o primeiro comprimido e tome-o sem mastigar. Você deverá tomar outro comprimido todo dia na direção da seta, se possível no mesmo horário, de preferência à noite. Se possível, o intervalo entre a ingestão de dois comprimidos deverá ser sempre de 24 horas. Os dias impressos na cartela permitem que você verifique todos os dias se tomou o comprimido para aquele dia específico.
Tome um comprimido diariamente por 21 dias consecutivos. Após isso, há uma pausa de sete dias. Normalmente, dois a quatro dias após tomar o último comprimido deverá começar o sangramento de privação semelhante ao seu período menstrual. Após a pausa de sete dias, continue tomando os comprimidos da próxima cartela do Amora não importando se o sangramento tiver parado ou não.
Amora (acetato de clormadinona + etinilestradiol) é um anticoncepcional hormonal, ou seja, é um medicamento composto por hormônios, que previne a gravidez. Ao ser tomado corretamente inibe a liberação do óvulo. Além disso, a secreção da vagina é modificada, fazendo com que os espermatozóides se movimentam menos e de forma mais lenta.
A proteção contraceptiva tem início no primeiro dia de tomada e continua durante os intervalos de 7 dias livres de medicação.
Anticoncepcionais orais não protegem contra infecção por HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Medidas como uso de camisinhas poderão ajudar na sua proteção contra essas doenças.