Para que seve Bromazepam?
É um medicamento pertencente à classe das benzodiazepinas, que são utilizadas principalmente para tratar transtornos de ansiedade e distúrbios relacionados à ansiedade. Algumas das indicações para o Bromazepam incluem:
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): O Bromazepam é frequentemente prescrito para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade crônica e persistente associados ao TAG.
Transtorno do pânico: Ele pode ser prescrito para ajudar a reduzir os ataques de pânico e os sintomas relacionados, como palpitações, tremores, sudorese e sensações de terror.
Insônia transitória: Em alguns casos, o Bromazepam pode ser prescrito a curto prazo para ajudar a induzir o sono em pessoas que sofrem de insônia transitória devido à ansiedade ou a outros fatores.
É importante destacar que o Bromazepam é um medicamento controlado e deve ser usado somente sob orientação médica, pois pode causar dependência física e psicológica, além de efeitos colaterais como sonolência, tontura, fraqueza muscular, entre outros. O uso indevido ou abuso deste medicamento pode levar a sérios problemas de saúde.
Quais as contraindicações do Bromazepam?
Você não deverá tomar este medicamento se for alérgico aos benzodiazepínicos (incluindo bromazepam) ou a qualquer substância contida nos comprimidos.
O bromazepam é contraindicado a pacientes com insuficiência respiratória grave (com grande dificuldade para respirar), insuficiência hepática grave (grave comprometimento da função do fígado) ou síndrome de apneia do sono (em que o paciente para de respirar várias vezes durante o sono).
Como usar o Bromazepam?
Somente o médico sabe a dose ideal de bromazepam para o seu caso. Siga suas recomendações. Não mude as doses por sua conta.
Os comprimidos de bromazepam devem ser tomados com um pouco de líquido (não alcoólico). A dose máxima diária em adultos é 36mg.
Doses usuais
Estas doses são recomendações gerais, e a dose deve ser estabelecida individualmente. Seu médico iniciará o tratamento prescrevendo doses baixas, aumentadas gradualmente, até se atingir a dose ideal.
Dose média para o tratamento de pacientes não internados
1,5 a 3mg, até 3 vezes ao dia.
Casos graves, especialmente em hospital
6 a 12mg, 2 ou 3 vezes ao dia.
Instruções especiais
Se você tem mais de 60 anos ou tem alguma disfunção hepática, sua sensibilidade a bromazepam é maior que a de pessoas mais jovens ou sem doença do fígado. É possível que seu médico tenha receitado uma dose menor e tenha solicitado que observe como reage ao tratamento. Não deixe de seguir rigorosamente essas instruções. Pacientes com disfunção hepática grave não devem ser tratados com bromazepam comprimidos.
Duração do tratamento
Para minimizar o risco de dependência, a duração do tratamento com bromazepam deve ser a menor possível. Você deve ser reavaliado regularmente pelo seu médico, e a necessidade de continuação do tratamento deve ser analisada, especialmente se você estiver sem sintomas. O tratamento total geralmente não deve exceder o período de 8 a 12 semanas, incluindo a fase de descontinuação gradual do medicamento. Em certos casos, a manutenção por tempo superior ao máximo recomendado pode ser necessária. Entretanto, isso não deve ocorrer sem reavaliação especializada da sua condição.
Interrupção do tratamento
Seu médico sabe o momento ideal para suspender o tratamento. Entretanto, lembre-se de que bromazepam não deve ser tomado indefinidamente. Se você toma bromazepam em altas doses e deixa de tomá-lo de repente, seu organismo pode reagir. Assim, após dois a três dias sem nenhum problema, alguns dos sintomas que o incomodavam podem reaparecer espontaneamente. Não volte a tomar bromazepam. Essa reação, da mesma maneira que surgiu, desaparecerá em dois ou três dias. Para evitar esse tipo de reação, seu médico pode recomendar que você reduza a dose gradualmente durante vários dias, antes de suspender o tratamento. Um novo período de tratamento com bromazepam pode ser iniciado a qualquer momento, desde que por indicação médica.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser mastigado.