O Clonazepam é um medicamento de uso oral indicado para tratamento de crises epilépticas, espasmos infantis (Síndrome de West), transtornos de ansiedade, transtornos do humor e síndromes psicóticas.
Comprimidos de 2,0 mg:
clonazepam ......................................................2,0 mg
excipiente* q.s.p. ............................................ 1 comp.
* Excipientes: amido pré-gelatinizado, celulose microcristalina, lactose monoidratada e estearato de magnésio.
Este medicamento pertence à classe dos benzodiazepínicos, medicamentos que atuam na diminuição de atividades nervosas, auxiliando no controle da ansiedade, do medo e dos espasmos musculares.
O Clonazepam tem ação anticonvulsivante, sedativa leve, relaxante muscular e tranquilizante. Com o uso adequado, o medicamento pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Os comprimidos devem ser administrados por via oral com pouca quantidade de líquido (de preferência água) e não alcoólico.
A dose de Clonazepam irá depender da doença, da idade do paciente e sua resposta clínica.
Recomenda-se que o tratamento inicie com doses baixas, que podem ser aumentadas se necessário. Consulte seu médico e siga corretamente as orientações.
Este medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a clonazepam ou a qualquer dos excipientes do medicamento.
Pacientes com insuficiência respiratória grave ou comprometimento do fígado grave devem evitar o clonazepam, pois os benzodiazepínicos podem levar ao comprometimento do sistema nervoso, secundário ao problema no fígado.
O clonazepam é contraindicado para o tratamento de transtornos do pânico em pacientes com histórico médico de apneia do sono.
Pacientes com glaucoma agudo de ângulo fechado devem evitar este medicamento. Apenas pacientes com glaucoma de ângulo aberto podem ingerir o medicamento, desde que estejam recebendo tratamento apropriado.
O clonazepam tem efeitos colaterais como sonolência, tontura, náuseas, desconforto gastrointestinal e problemas de fala. É importante que o medicamento seja utilizado por tempo limitado e que o tratamento seja acompanhado por um médico.