Para que serve Cloridrato Sibutramina?
O cloridrato de sibutramina é um medicamento utilizado principalmente para tratar a obesidade. Ele age no cérebro, aumentando a sensação de saciedade, o que faz com que a pessoa coma menos e, consequentemente, perca peso. A sibutramina atua inibindo a recaptação de neurotransmissores como a serotonina e a noradrenalina, o que contribui para uma maior sensação de plenitude após comer menores quantidades de comida.
Além de ser usado como parte do tratamento da obesidade, o cloridrato de sibutramina pode ser indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/m², ou para pacientes com IMC igual ou superior a 27 kg/m² que apresentem outros fatores de risco associados, como diabetes tipo 2 ou dislipidemia (alterações nos níveis de lipídios no sangue).
O uso da sibutramina deve ser acompanhado de uma dieta hipocalórica e de aumento da atividade física, como parte de um programa de gerenciamento de peso mais amplo, supervisionado por um profissional de saúde.
Como usar o Cloridrato de Sibutramina Monoidratado?
O cloridrato de sibutramina monoidratado deve ser utilizado apenas sob orientação médica. A dose inicial recomendada é de 1 cápsula de 10 mg por dia, administrada por via oral, ingerida pela manhã, com um pouco de líquido, antes ou após a alimentação.
Caso não ocorra perda de pelo menos 2 kg nas primeiras 4 semanas de tratamento, o médico deve reavaliar o tratamento, que pode incluir um aumento da dose para 15 mg ou a suspensão do tratamento com sibutramina.
O tratamento deve ser suspenso em pacientes que não apresentarem perda de pelo menos 2 kg após 4 semanas de tratamento com a dose de 15 mg/dia.
Sempre que houver mudança na dose proposta para o tratamento, deve-se ter atenção para o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial. Caso ocorra elevação de pressão arterial ou da frequência cardíaca, o médico deverá ser avisado.
Doses acima de 15 mg ao dia não são recomendadas.
A sibutramina deve ser administrada por período de até 2 anos.
O tratamento deve ser suspenso pelo médico em pacientes que não atingirem a perda de peso adequada, por exemplo, aqueles cuja perda de peso se estabiliza em menos que 5% do peso inicial ou cuja perda de peso após 3 meses do início da terapia for de menos que 5% do peso inicial.
O tratamento deve ser suspenso em pacientes que readquirirem 3 kg ou mais após a perda de peso obtida anteriormente.
Em pacientes com doenças associadas à obesidade, é recomendado que o tratamento com sibutramina somente seja mantido se a perda de peso gerada pelo medicamento estiver associada a outros benefícios clínicos.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Reações adversas: Constipação (redução da frequência de evacuações), boca seca e insônia; Taquicardia (aumento da frequência cardíaca), palpitações, aumento da pressão arterial/hipertensão, vasodilatação (vermelhidão, ondas de calor), náuseas, piora da hemorroida, delírios/tonturas, parestesia (sensações na pele como frio, calor, formigamento, pressão), dor de cabeça, ansiedade, sudorese (suor intenso) e alterações do paladar.