O que é Noretisterona?
Este produto (assim como todos os contraceptivos orais) é usado para prevenir a gravidez. Não protege contra a infecção pelo vírus HIV (vírus da AIDS) ou outras doenças sexualmente transmissíveis. Leia atentamente as informações a seguir antes de iniciar o tratamento.
Como funciona?
Noretisterona é uma medicação à base de progestagênio em dose adequada para uso contínuo que satisfaz plenamente, do ponto de vista terapêutico, como substância controladora dos distúrbios do ciclo menstrual e da fertilidade.
Quando utilizado como contraceptivo, seu índice de falha durante o primeiro ano de uso é de 0,5% quando usado rigorosamente como recomendado, e de cerca de 5% quando da ocorrência de atraso ou omissão na tomada do medicamento.
Se o procedimento de uso for corretamente seguido, noretisterona protege contra a gravidez a partir do primeiro dia de uso.
Mecanismo de Ação
A noretisterona atua nos receptores de progesterona no corpo, produzindo efeitos semelhantes aos da progesterona natural. Isso inclui a transformação do revestimento uterino para preparar o corpo para uma possível gravidez e manter a gravidez nos estágios iniciais, além de regular o ciclo menstrual e influenciar outras funções reprodutivas.
Como qualquer outro medicamento, a eficácia e os efeitos colaterais da noretisterona podem variar dependendo do indivíduo, da dosagem e do motivo pelo qual é usada. É crucial seguir as orientações médicas ao tomar noretisterona para garantir o uso seguro e eficaz deste medicamento.
Quais as contraindicações do Noretisterona?
Este medicamento é contraindicado se você:
- Está grávida ou suspeita que esteja grávida;
- Tem ou suspeita que tenha câncer de mama;
- Apresenta sangramento vaginal anormal não diagnosticado;
- Apresenta hipersensibilidade (alergia) a algum dos componentes do medicamento.
- Este medicamento é contraindicado para uso por grávidas.
Categoria de risco na gravidez: X.
O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Noretisterona?
Se você esqueceu de tomar a pílula por mais de três horas além do horário habitual
- Tome a pílula assim que você tenha se lembrado.
- Volte a tomar a próxima pílula no horário habitual, mesmo que isto signifique tomar dois comprimidos no mesmo dia.
- Você deve usar um outro método anticoncepcional de segurança (preservativo, por exemplo) a cada vez que tiver relações sexuais nas 48 horas seguintes.
- Se você não estiver segura sobre o procedimento a ser tomado em caso de esquecimento, continue tomando os comprimidos de noretisterona e utilizando outro método anticoncepcional para maior segurança e consulte o seu médico para orientação mais específica.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Reações Adversas: Metrorragia (sangramentos uterinos fora do ciclo menstrual), dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, amenorreia (ausência de menstruação), sensibilidade nas mamas, fadiga e aumento de peso.