Para que serve Sulfadiazina De Prata?
Queimaduras, úlceras de perna, escaras de decúbito e feridas cirúrgicas.
É utilizado principalmente para prevenir e tratar infecções bacterianas em queimaduras de segundo e terceiro grau. Ela atua como um agente antibacteriano, inibindo o crescimento e a reprodução de uma ampla variedade de micro-organismos, incluindo bactérias gram-positivas e gram-negativas, além de alguns fungos.
Como funciona?
Ela funciona através da liberação lenta de íons de prata que têm propriedades antimicrobianas. A prata atua inibindo o crescimento e a reprodução de uma ampla variedade de micro-organismos, incluindo bactérias gram-positivas e gram-negativas, bem como alguns fungos.
A Sulfadiazina de Prata é comumente usada no tratamento de queimaduras de segundo e terceiro grau, pois ajuda a prevenir infecções bacterianas nessas áreas danificadas da pele. Além disso, ela também pode ser usada no tratamento de outras lesões cutâneas infectadas.
Quais as contraindicações do Sulfadiazina de Prata?
Este medicamento é contraindicado para uso por gestantes no final da gestação, em crianças prematuras e recém-natos nos dois primeiros meses de vida. Por existirem poucos dados sobre a sua passagem pelo leite materno, também não é recomendado em mulheres que estejam amamentando.
A sulfadiazina de prata não deve ser utilizada em pacientes alérgicos às sulfas e aos demais componentes da formulação.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças prematuras.
Este medicamento é contraindicado para mulheres grávidas nos últimos três meses de gestação
Este medicamento é contraindicado para menores de 2 meses de idade.
Como usar o Sulfadiazina de Prata?
Após a limpeza da lesão de acordo com a orientação médica, aplicar uma camada de sulfadiazina de prata creme e cobrir com um curativo secundário (gaze ou outro, a critério médico). Caso após a aplicação o produto fique exposto à luz, alterações na coloração do mesmo podem ocorrer. Aplicar uma vez ao dia.
Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. O excesso do produto pode ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão. Utilizar sulfadiazina de prata até a cicatrização da ferida.
Não deve ser aplicado na região dos olhos.
Não deve ser ingerido.
Deve ser utilizado apenas por via local.
Medicamentos para uso tópico devem ser manipulados de forma cuidadosa de modo a não haver contaminação do produto com partículas provenientes da lesão a ser tratada.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: Prurido, queimação, erupções cutâneas, vermelhidão, edema ou outro sinal de irritação e leucopenia transitória.