APRESENTAÇÃO
Venvanse é um medicamento de uso adulto e pediátrico, utilizado no tratamento de distúrbios como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA).
Conteúdo da Embalagem: 28 cápsulas duras.
COMPOSIÇÃO
Dimesilato de lisdexanfetamina (70 mg/comprimido*) e excipientes.
* Equivalente a 40,47 mg de lisdexanfetamina base.
COMO FUNCIONA
Venvanse é um medicamento estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), indicado para o tratamento de transtornos psiquiátricos.Em pacientes com TDAH, ajuda a melhorar o foco e o controle de impulsos, diminuindo sintomas de ansiedade e hiperatividade. Em pacientes com TCA, também reduz os episódios de compulsão alimentar, auxiliando na manutenção do peso e de hábitos saudáveis.
PARA QUE É INDICADO
Venvanse é indicado para adultos, adolescentes e crianças em acompanhamento psiquiátrico, em especial:
- Adultos e crianças maiores de 6 anos em tratamento para o TDAH;
- Adultos em tratamento para a compulsão alimentar.
COMO DEVO USAR
Venvanse é um medicamento de uso oral. As cápsulas devem ser ingeridas diariamente pela manhã, com ou sem alimentos, na dosagem prescrita pelo médico.As cápsulas de Venvanse podem ser tomadas inteiras ou abertas e dissolvidas em alimentos pastosos e líquidos (iogurte, suco de laranja, entre outros exemplos). Nesse caso, misture o medicamento até dissolvê-lo completamente, e consuma o alimento em seguida.O efeito de Venvanse® no organismo se inicia cerca de 2 (duas) horas após a ingestão. O paciente deve tomar no mínimo uma cápsula por dia, sem fracionar o conteúdo. O médico suspenderá periodicamente o tratamento para o controle de sintomas de TDAH e/ou compulsão alimentar.Siga corretamente as orientações sobre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para seu bem-estar, não interrompa o uso de Venvanse por conta própria. A suspensão repentina do medicamento pode causar fadiga extrema e depressão.
CUIDADOS IMPORTANTES
- Em caso de esquecimento, tome a dose esquecida de Venvanse na manhã do dia seguinte, assim que lembrar. O uso do medicamento à tarde ou à noite pode provocar insônia.
- Venvanse tem como princípio ativo uma anfetamina. O uso indiscriminado da droga pode causar tolerância, dependência e diferentes graus de comportamento anormal. Informe seu médico se você tem histórico pessoal ou familiar de dependência química, ou se apresentar sintomas psicóticos durante o tratamento.
- Antes de iniciar o tratamento com Venvanse, o médico pode solicitar exames para verificar possíveis problemas de coração. Informe o profissional de saúde caso tenha condições pré-existentes ou apresente sintomas cardíacos com o uso do medicamento.
- Venvanse pode causar doping e afetar a capacidade de dirigir e operar máquinas. Evite praticar esportes e atividades perigosas durante o tratamento.
CONTRAINDICAÇÕES
Venvanse deve ser evitado por:
- Pacientes alérgicos aos componentes da fórmula e/ou medicamentos estimulantes;
- Crianças menores de 6 anos em tratamento para o TDAH;
- Crianças e adolescentes em tratamento para a compulsão alimentar;
- Pacientes acima de 55 anos de idade;
- Pacientes de risco cardiovascular elevado (com doenças cardíacas, endurecimento das artérias, hipertensão moderada a grave, entre outros exemplos);
- Pacientes com glaucoma;
- Pacientes com hipertireoidismo;
- Pacientes psiquiátricos em estado de grande ansiedade ou agitação;
- Pacientes com histórico de abuso de drogas;
- Usuários de inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) ou que tenham feito uso de IMAOs nos últimos 14 dias, como isocarboxazida, moclobemida, fenelzina, selegilina e tranilcipromina;
- Gestantes e lactantes.
Em caso de dúvida, leia a bula e consulte seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico antes de usar Venvanse.